O município de Penedo fica localizado ao sul do Estado de Alagoas, às margens do Rio São Francisco. Sua população estimada em 2004 era de 59.429 habitantes.
O nome Penedo originou-se de uma grande pedra. O povoado, fundado por Duarte Coelho Pereira, é uma das principais cidades históricas do Brasil, foi elevado a vila de São Francisco em 1636 e em fins do século XVII passou a ser denominada Penedo do Rio São Francisco. É cidade desde 1842. Sua arquitetura atrai turistas de diferentes origens.
A cidade tem parte de seu patrimônio histórico preservado, com destaque para a Igreja de Nossa Senhora da Corrente, tombada pelo IPHAN e considerada uma das mais belas do país, com detalhes arquitetônicos do barroco, rococó e neoclássico, e decorada com azulejos portugueses do Império e piso de cerâmica inglês. Ao lado, encontra-se o Paço Imperial, hospedagem de Dom Pedro II em 1859, onde estão expostas porcelanas, mobiliário e objetos que contam parte da história da cidade e do Brasil. O ilustre visitante, segundo conta o imaginário popular, teria dito que "o local é muito bonito e creio que deveria estar aqui a capital da Província.
Outras edificações de destaque são a Igreja e o Convento de Nossa Senhora dos Anjos, do século XVIII, com detalhes barrocos; e a Igreja de São Gonçalo Garcia. A cultura ribeirinha, expressa pela localização da cidade às margens do Rio São Francisco, também é encontrada nos casarios e ruas de Penedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário